Época 2008/2009

BALANÇO DA ÉPOCA 2008/09
Home
JOGOS 2008/2009
DIA-A-DIA ÉPOCA 2008/09
BALANÇO DA ÉPOCA 2008/09
Torneio Fut7 Benalup - Cadiz
BiCampeões Mini LIGA
CAMPEÕES NACIONAIS DO FFA
Covilhã 2009
Jogo 500 desde 2001
Festa do 21º aniversário
Festa de Natal 2008
V Torneio de Natal
Jogo com KWW78
Assembleia Geral
Deslocação Madrid
HOMEPAGE PORTUS87

7746.jpg

É caso para dizer que esta nossa 22ª época como equipa amadora-não federada foi provavelmente a mais bem sucedida em termos desportivos de sempre. E, como não tivemos problemas sérios ao nível físico e pessoal dos nossos jogadores, nem situações complicadas em termos "sociais", podemos dizer com propriedade que vivemos uma das épocas de ouro da nossa equipa.

Começando exactamente pelo que mais interessa - a dimensão da sociabilidade dentro da equipa - esta foi uma época com nenhuma saída e apenas uma entrada no plantel do Portus87: a de Pedro Vieira, um jovem talento que deu cartas na Mini Liga e noutras competições. Um jogador muito veloz e goleador (melhor marcador da equipa logo no primeiro ano de actividade - que ainda por cima é um valor acrescentado para a união, espírito de grupo e boa disposição. Com pessoas como o Vieira, e todos os outros que fazem parte do plantel do Portus87 - é fácil viver-se um ambiente quase perfeito de "irmandade", como lhe chama o nosso Mister. Essa é aliás a grande força do Portus ao longo dos anos, que nos permite suplantar todas as dificuldades e momentos dificeis. Já não somos uma família - somos uma "irmandade"! :D :D :D :D :D:D :D :D :D 

Claro que mais uma época sem lesões graves no plantel também ajuda. Houve algumas mazelas, principalmente do Zé Manel e do Sebas (que não jogou os encontro decisivos do campeonato da Mini liga e a Final da Taça da Mini Liga), mas em geral podemos dar-nos por muitos satisfeitos, com quase sempre 8/9 e até 10 jogadores em cada partida. O que acabou por ser fundamental para os resultados obtidos, nomeadamente na Taça UeFFa, em Leiria, na qual tivemos o plantel todo disponível. Dado importante, aliás, é o facto que não perdemos um único jogo sempre que estivemos o plantel completo (10 jogadores) em campo!!!!!!!!!!!!. A união total faz mesmo a força!

Por falar em Leiria, este foi realmente o grande sucesso da temporada - porque apesar de tudo já tínhamos ganho uma vez a Mini Liga (2006). Leiria 2009 foi um marco na história do Portus87 e um dos dias mais felizes de toda a sua existência, como quem esteve lá pode testemunhar, tal a alegria que todos sentimos e manifestamos. Afinal de contas, era já a quinta vez que jogavamos a priva e finalmente conseguimos uma vitória. Aquela final com os Patrick ficará para sempre nas nossas memórias e até sabe bem recordar: traz logo um sorriso aberto nos lábios.Grande dia, esse 30 de Maio de 2009!

Quase tão fantástico foi o 2 de Julho seguinte, quando asseguramos a conquista da nossa segunda Mini Liga, frente aos Amigos no Brás Oleiros. Foi o culminar de uma prova extraordinária que durou quase 10 meses, em que fomos os mais regulares, mantendo um nível de jogo fora do normal: apenas 2 derrotas e 2 empates em 21 jogos, suplantando a melhor equipa do FFA desde 2007, o Inter de Coimbrões. Histórico, também.

De resto, conseguimos ainda a vitória no nosso torneio, o Torneio de Natal, sempre com a presença dos amigos FLX, Piões e Juventude Unida, vencendo todos os encontros, sem sofrermos qualquer golo. E ainda no Torneio Triangular Internacional da ANEFS, em Madrid. 

Para lá destes triunfos, registamos ainda dois honrosos segundos lugares: no Torneio de Neve, na Covilhã e na Taça da Mini Liga, completando realmente um quadro desportivo fantástico neste temporada.

Uma grande temporada no Portus87 não podia ser completa se não houvesse deslocações internacionais, uma das mais antigas e acarinhadas tradições da equipa e que nos diverte como mais nada consegue.

Em Setembro, fomos a Madrid e como já referi vencemos o Torneio Triangular Internacional da ANEFS, derrotando a equipa organizadora (ANEFS-Madrid) e os argentinos do Maccabi. Foi uma digressão intensa, com um programa desportivo e social (grande movida madrilena) fantástico. Mais um conjunto de história inesquecíveis para os ficheiros internos.

Em Julho, fechamos a época como habitual - com a digressão para a praia, desta vez para Cádiz, no sul de espanha, onde pintamos a manta, mas não no campo. Até porque fomos jogar futebol de sete com craques na matéria, que pelo menos nos deram um ensinozinho para aprendermos. Também acontece...

Enfim, como se vê, foram 11 meses de puro prazer, esse prazer sempre renovado de jogar numa equipa como o Portus87! Que a próxima época seja pelo menos tão boa como esta é o que todos desejamos!

Fica a falta uma apreciação individual, numa frase, à época de cada elemento da equipa:

1- ABEL SILVA: decisivo como sempre, o nosso grande GR foi o menos batido da Mini Liga e arrisco a dizer que terá sido o melhor jogador da Taça UeFFA em Leiria. Só...

2 - VICTOR GINJA: lá fora a lutar pela vida, na Republica Checa, mas sempre presente em espírito, ainda fez uma perninha em dois jogos amigáveis.

3 - HELDER VIEIRA: o nosso polivalente-mor, joga que se farta a GR e à frente, co enorme assiduidade e espírito de equipa.

4 - JOÃO COELHO: O Capitão, na mais ampla acepção do conceito, consegue acumular um conjunto de características, que o permite ser ao mesmo tempo o líder dentro e fora dos “relvados”, conseguindo incrivelmente tratar com igual mestria da parte emocional/motivacional da equipa como dos “meros” (que na realidade não são tão meros quanto isso) pormenores organizativos…ah… quase me “esquecia” é também um fantástico e decisivo jogador de futsal, quer em termos individuais e também colectivos, como foi especialmente sentido esta época!... apenas se pede: continua assim “Sr. João”!

5 - ZÉ MANEL: Uma referência da equipa, que tem um espírito de grupo e de luta como não há no FFA: O “Zé” teve uma época difícil mas soube sempre suplantar todas as dificuldades com um espírito e uma coragem única, que mostra o seu verdadeiro carácter, tendo uma preponderância enorme no seio da equipa, sendo, por todos reconhecido, como o último e inquebrável esteio do Portus87!... e não só em campo… não é por acaso que não há digressões sem ele! 
6 - PEDRO VIEIRA: o estreante de ouro do Portus87, marcou que se fartou, corre como poucos, remata como ninguém e teve um peso crucial no êxito da equipa.

7 - TÓZÉ: mais um do núcleo duro, o jogador mais inteligente do Portus, marca os ritmos de jogo e farta-se de criar jogo e assistir para golo.

8 - NUNO PÓVOA: um dos elementos do grupo de desequilibradores da equipa, superveloz, e cada vez mais consciente defensivamente, teve papel fundamental no sucesso da temporada.

9 - NUNO MOTA: o nosso Harry Potter, inventa futebol no centro do ataque, joga e faz jogar, com a fantasia que só ele tem.

10 - MANEL MAGANETE: Outro pólo central da equipa, continua a marcar golos decisivos e a ser um exemplo de dedicação e entrega.

11 - SEBAS MOTA: Tem jogadas de verdadeiro génio, marca golos de outro mundo e teve um papel decisivo em Leiria, ele que teve que ir lá ter de carro, depois de perder o autocarro da equipa.

mister: ORLANDO MESQUITA: O motivador-mor, uma força tranquila no banco, uma pessoa única e que nos faz acreditar que o mundo pode ser um sítio bom!