Época 2008/2009

JOGOS 2008/09 cont.
Home
JOGOS 2008/2009
DIA-A-DIA ÉPOCA 2008/09
BALANÇO DA ÉPOCA 2008/09
Torneio Fut7 Benalup - Cadiz
BiCampeões Mini LIGA
CAMPEÕES NACIONAIS DO FFA
Covilhã 2009
Jogo 500 desde 2001
Festa do 21º aniversário
Festa de Natal 2008
V Torneio de Natal
Jogo com KWW78
Assembleia Geral
Deslocação Madrid
HOMEPAGE PORTUS87

continuação

 

 

49– Inter Amarantus V. 6-4   A 31 Mar. 09

AS, HV, ZM, TZ, SM(2), MM(1), NM(2) PV(1)

Mais um bom jogo treino com esta equipa, desta vez um pouco mais agerrido, que exigiu ainda mais da equipa do Portus, e lá fomos capazes de responder à altura... Bom jogo 

 

48– Gaia United V. 3-0   Mini Liga 30 Mar. 09

AS, HV, ZM, JN, TZ, SM(1), NP(1), MM, NM(1) PV

Jogo muito equilibrado, aguerrido e muito competitivo, aliás como é costume, tivemos a disciplina suficiente para nos concentramos no nosso jogo, fomos impenetraveis na defesa, com destaque para a grande exibição do GR Abel, com um punhado de enormes defesas, e astutos no ataque, com o cuidade de não desiquilibrar nem permitir perdas de bolas perigosas e atrvés de um erro do GU conseguimos o tão desejado 1º golo, e depois soubemos gerir, circular a bola e ampliar, nos momentos certos. Jogo duro mas correcto.  

 

47– CFC V. 4-1   Mini Liga 24 Mar. 09

AS, HV, ZM, JN, TZ(1), SM, NP, MM(1), NM(1) PV(1)

Voltamos às vitórias na GOLD da Mini Liga neste grande clássico do FFA frente ao CFC. Mais uma vez estas duas equipas realizaram um jogo muito disputado, emotivo e correcto. Aliás, os jogos com o CFC têm sido sempre assim, o que faz com que esta seja uma das equipas com que dá realmente gozo jogar. E mesmo que vários dos seus elementos habituais estejam afastados das lides continua a ser uma equipa com muita qualidade. Depois da derrota com os Amigos na jornada passada era fundamental para nós vencermos o CFC, de forma a recuperarmos a primeira posição da classificação, mantendo-nos totalmente na luta pelo título da Mini-Liga. Mas não foi fácil. O jogo iniciou-se a alto ritmo, embora com falta de lucidez das duas equipas, que queriam jogar depressa mas perdiam demasiadas vezes a bola, acusando alguma precipitação. Depois de estabilizarmos um pouco, conseguimos um pequeno ascendente, materializado em duas bolas ao poste da baliza adversária, antes de marcarmos o primeiro golo, sempre importante em jogos tão equilibrados. Terminamos a primeira parte em bom ritmo, conseguindo o segundo golo, que nos tranquilizou ainda mais, apesar do CFC continuar a ter também as suas oportunidades, quase sempre negadas pelo nosso GR Abel, em noite de gala. Na segunda parte como seria de esperar tivemos que suportar uma reacção forte do CFC, que passou a pressionar alto, criando-nos mais problemas na saída de bola. Conseguiram assim um golo (1-2), e tornaram o jogo ainda mais emotivo, com lances de possível golo nas duas balizas. Foi então que sensivelmente a meio da segunda parte, soubemos aproveitar o adiantamento adversário para em dois contra-ataques rápidos decidirmos o destino do jogo, chegando ao 4-1 final. Uma vitória saborosa, devidamente celebrada, em dia de aniversário do nosso Zé Manel, que ainda mais nos motiva para esta renhida GOLD, sendo que já na segunda feira temos uma dificil deslocação a Gaia, para defrontar o Gaia United.

 

46– Amigos FC D. 1-3   Mini Liga 17 Mar. 09

AS, HV, JN(1), TZ, SM(1), NP, MM, NM(1) PV

Mais um jogo muito emotivo da Gold ontem em São Mamede. Para nós, Portus87, terá também sido um dos jogos mais estranhos da temporada: fizemos uma primeira parte impressionante, de grande concentração, muito bom futsal, com grandes jogadas colectivas, e um desperdício incrível de oportunidades de golo (com o Nuno Cardoso a também salvar vários golos feitos...) e na segunda parte pagamos, com juros, a falta de eficácia. Na verdade, o resultado ao intervalo (1-0 a nosso favor) pecava por escasso, e já se sabe que quem não marca, sofre. Sofremos mesmo: 3 golos sem resposta, aos quais reagimos com galhardia mas sem chama. Os Amigos fizeram uma excelente segunda parte e mostraram as razões de uma boa temporada. Agora, temos que reagir a este desaire, com a garra e união do costume no Portus87 porque para a semana já há mais: recepção ao CFC, sendo que continuamos na luta, apenas a 1 ponto da liderança, que voltou às mãos do nosso adversário de ontem. 

 

45– Enois05 V. 3-1   Taça MiniLiga 10 Mar. 09

AS, HV, JN, TZ, SM(1), NP, MM, NM, PV

Seria realmente difícil voltarmos a realizar um jogo da qualidade do da 1ª mão. Na sexta-feira passada estivemos a un nível fantástico, ontem fomos menos pressionantes e rápidos, com o Enois a realizar também exibição mais consistente, mostrando a boa equipa que é. A primeira parte terminou empatada a 1 golo, com o jogo a decorrer em toada morna e equilibrada, connosco a marcar primeiro. Na segunda parte entramos um pouco mais forte, com mais pressão sobre o adversário e conseguimos chegar aos dois golos de vantagem (3-1), com as duas equipas a terem até final vários lances para aumentar o seu score no marcador. Nota para mais um jogo bem disputado, sempre com correcção e poucas faltas. Passamos assim às meias-finais da Taça da ML, onde o nosso adversário vai sair da eliminatória Amigos-Gaia United.


44– Enois05 V. 7-0   Taça MiniLiga 6 Mar. 09

AS, HV, JN(2), TZ, SM(1), NP(1), MM, NM(2), PV(1)

Começamos bem esta 2º eliminatória da Taça, perante o Enois, realizando uma das melhores exibições da temporada. Entramos muito concentrados, sem dar espaços na defesa, marcações muito certas e a tentar sair rápido. Mas o Enois jogava muito bem e a partida era intensa. Após uma ou duas situações de golo salvas pelo Zé, GR do Enois, marcamos primeiro, o que é sempre importante, ainda para mais porque fizemos o 2-0 na última jogada antes do intervalo. Na segunda parte, não diminuímos o ritmo, nem a intensidade, pelo que apesar da reacção sempre valorosa do Enois, que não é equipa de desistir, fomos ampliando o resultado, através de rápidos contra-ataques. Não podia terminar sem destacar o nosso segundo golo: um remate de primeira, do Sebas, que sem deixar a bola cair atirou com o pé esquerdo um tiro indefensável, ainda de fora da área, que bateu no poste e entrou. Grande momento de futsal!

 

43– Inter Amarantus V. 9-2   A 3 Mar. 09

AS, HV(2), ZM, TZ, SM(4), NP, MM(2), PV(1)

Mais um excelente treino com esta equipa, muito mais equilibrado que o resultado possa fazer crer, estivemos muito tempo a perder e depois conseguimos dar a volta ao resultado e alarga-lo já no final... jogo com alta intensidade, enfim um óptimo treino.

 

42– Amigos FC E. 1-1    T. Neve Covilhã 28 Fev. 09

HV, ZM, JN, TZ, SM(1), NP, MM, PV

Á entrada da última jornada as contas eram fáceis de fazer: apenas a vitória perante os Amigos nos daria o triunfo no torneio. Por isso passamos o encontro a atacar, sem quartel, lutando pelos golos que não queriam aparecer. O adversário actuou em contra-ataque, marcou primeiro e ainda mais se fechou. Marcamos já perto do fim e tudo fizemos para dar a volta. Não deu, mas fica a fantástica força de vontade de sempre do Portus87. E lá ficamos em 2ª lugar no torneio, tendo comprometido no 1º jogo conseguimos arranjar força animica para reagir e lutar até ao último segundo (o Portus é mesmo, e sempre será, mesmo assim!) 

 

41– Serranos FC V. 9-1    T. Neve Covilhã 28 Fev. 09

HV, ZM, JN, TZ, SM(2), NP(2), MM(1), PV(4)

Voltamos a jogar bem e desta vez marcamos na primeira jogada do encontro, o que depois nos permitiu jogar em contra-ataque e ir avolumando o marcador. Os anfitriões nunca desistiram e marcaram o ponto de honra num penalti.

 

40– OAF Guarda V. 12-1    T. Neve Covilhã 28 Fev. 09

HV, ZM(1), JN, TZ, SM(2), NP(5), MM(2), PV(2)

Os golos que não entraram no primeiro jogo entraram no segundo, mesmo começando a perder. O OAF troca muito bem a bola mas estava muito desfalcado, com GR de recurso. Para nós serviu como recuperação psicológica, destaque para os 5 golos do Póvoa que estava "matador"... exibição um pouco aos repelões em que o resultado se avolumou na parte final

 

39– Piões de Talaíde D. 0-1    T. Neve Covilhã 28 Fev. 09

HV, ZM, JN, TZ, SM, NP, MM, PV

Um autêntico "massacre" da baliza dos Piões acabou em derrota. Raramente em tantos anos disto tive igual sensação de injustiça num marcador, mas o futebol é mesmo assim. Mérito para a atitude da defesa e do GR do adversário, falta de lucidez e de sorte nossas. Acontece...mas é mais um arranque a "frio" num torneio, mas este foi um daqueles jogos que a bola não quer entrar e o adversário numa jogada faz o golo.

 

38– Gaiathynaicos V. 4-1    Mini Liga  S. Mamede 25 Fev. 09

AS, HV, ZM, JN(1), TZ, SM(1), NP, NM(1), MM, PV(1) auto(1)

Na verdade, entramos muito bem no encontro, tal como tem sido hábito ultimamente, fruto do muito trabalho nos treinos ( Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing - mentira, nem sequer treinamos... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes ). Agora a sério: a equipa tem-se concentrado em entrar bem nos jogos, porque sabe da importância de marcar primeiro, para depois poder gerir os encontros da melhor forma. Foi o que aconteceu ontem, graças a um golo feliz (um auto-golo), mas também a um domínio intenso nos primeiros 10 minutos, em que podíamos ter feito mais golos. Depois, mantivemos altos níveis de concentração na defesa e na realidade foi preciso um desvio no meu corpo para que a bola enganasse o Abel, que está em grande forma. Se fomos felizes no primeiro golo, o mesmo não se passou noutro par de situações em que a bola bateu nos postes da baliza do Carlos (também em bom plano), principalmente no tal remate do Sebas, que se tivesse entrado seria um dos mais golos que teria visto no futsal, profissionais incluídos. Sem exagero! Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked E, pronto, continua muito equilibrada esta GOLD da Mini Liga, que agora lideramos. A ver vamos o que acontece. Falta agradecer mais uma visita dos "gregos", sempre com grande atitude, lutadores e impecáveis em todos os aspectos! Assim vale a pena!  Registe-se finalmente a presença dos "famosos 10" que tem sido habitués e que neste jogo estiverem todos presentes pela primeira vez.

 

37– Inter Coimbrões V. 5-2    Mini Liga  S. Mamede 17 Fev. 09

AS, HV, ZM, JN(1), TZ, SM(2), NP, NM (2), MM

Foi mais um jogo emocionante e bem disputado entre estas duas equipas. Desta vez entramos melhor no jogo, mais acordados, mais rigorosos nas marcações, não deixando que o Inter fizesse o seu jogo habitual, de circulação rápida de bola e desmarcações constantes. E isso foi o princípio do nosso sucesso neste jogo. O resto veio da nossa capacidade de jogar rápido e de ser incisivo no ataque. Conseguimos dois golos quase seguidos em duas excelentes concretizações do Sebas e íamos criando boas situações, sendo que o Inter respondia sempre com empenho e boas jogadas, acabando por fazer o 1-2 perto do intervalo. Na segunda parte, o jogo reiniciou-se na mesma toada, com o Inter mais subido na procura do empate. E aqui o nosso contra-ataque fez mossa, e conseguimos gerir a vantagem com inteligência mesmo quando o Inter passou a jogar com guarda-reds avançado. Ainda sofremos o 2-3, mas mantivemos a cabeça fria e aproveitando o adiantamento do Costa, fizemos dois golos de longe. No fim, ficava a alegria de um jogo bem conseguido, inteligente e em que ainda falhamos muitos golos. O espírito de união e a garra do Portus foram fundamentais e sairam ainda mais reforçados.

 

36– AC Campanhã  V. 3-1    A.  S. Mamede 10 Fev. 09

HV, ZM, PV, TZ, SM(1), JN, NP(1), NM (1), MM

Mais um grande jogo entre estas duas equipas, sempre num ritmo elevado, com bonitas jogadas de lado e uma enorme correcção. Assim vale mesmo a pena. 
O ACC confirmou a qualidade de jogo que já conhecíamos, com jogadores muito rápidos e tecnicistas, a servirem uma equipa bem organizada e muito talentosa. 
Para lhes podermos fazer frente foi precisa muita concentração, rigor nas marcações e jogar sempre em alta rotação. A nossa equipa deu uma resposta muito positiva, tanto a defender como a atacar, nunca baixando os níveis de concentração até porque se lembrava bem do último jogo com o ACC (derrota 6-8, com o adversário a dar a volta ao marcador nos últimos minutos). Desta vez, depois do 1-0, permitimos o empate numa bela reacção do ACC, mas graças a uma futsal equilibrado e rápido chegamos ao 3-1, conseguindo depois gerir com inteligência a vantagem, perante um adversário que nunca desistiu de lutar e inverter o rumo dos acontecimentos. No final do encontro, independentemente do resultado, percebia-se que toda a gente estava satisfeita pela excelente hora a jogar a bola, sem problemas nem chatices. 


35– Futsal Amador de Canelas V. 7-2  A.  Perosinho 6 Fev. 09

AS, ZM, PV(1), TZ(1), SM(1), JN(1), NP(2), MM(1), HV

Nada melhor do que começar o fim de semana com um belo joguinho de bola. Foi que nos aconteceu com o Futsal Amador de Canelas que nos proporcionaram um excelente jogo-treino disputado no óptimo piso de taco do pavilhão do Perosinho. Um jogo disputado com animação, alegria e toda a correcção. Como se pretende no FFA e no desporto em geral. Iniciamos o jogo em bom ritmo, a trocar bem a bola, mas foi o FAC que inaugurou o marcador com um tiraço de longe, indefensável. Respondemos à altura com um lindo golo de chapéu de medidas perfeitas do Tozé. E esse foi o mote para a boa exibição que arrancamos a partir daí, com as jogadas rápidas e bem desenhadas a sucederem-se, a darem origem a muitas oportunidades de golo. Algumas concretizadas, outras falhadas, outras a terminarem nos postes da baliza do FAC (uma boa meia-dúzia). O resultado acabou por se cifrar num 7-2 final, com os nosso anfitriões a nunca desistirem mostrando que possuem bons jogadores, com grande atitude, ainda que a precisar de maior entrosamento (algo mais do que normal numa equipa que está a começar...) 



34– Horto Magiko V. 8-1  A.  3 Fev. 09

AS, ZM, PV(2), TZ, SM(3), JN, NP(1), HV(2)

Eis um jogo treino impecável, disputado a bom ritmo e com grande correcção. O Horto Mágico apesar de ser novo nestas andanças mostrou ter uma boa equipa, capaz de trocar bem a bola e rematar com a propósito. Falta-lhe, claro, ainda mais entrosamento entre os seus jogadores (principalmente na defesa) mas tem tudo para fazer uma equipa de qualidade. Nós fizemos um jogo muito concentrado, com um ritmo bastante bom, apostando nas trocas rápidas de bola e defendendo com muito empenho. Destaque para a excelente exibição do nosso guarda-redes Abel, que impediu vários golos quase certos e para o hattrick do Sebas, sempre muito rápido. Como marcamos cedo aproveitamos o maior risco que o HM teve que correr para dilatar o resultado, gerindo depois muito bem, tal como gostamos, até ao 8-1 final. 



33– Gaiathynaicos V. 4-1  Taça MiniLiga 30 Jan. 09

AS, HV, JN, TZ, NM(2), NP(1), SM, PV(1), ZM

Com esta excelente vitória "fora", em Canelas, por 4-1, conseguimos o objectivo de passar à próxima fase, recuperando da desvantagem que trazíamos de S. Mamede (2-3). Mas não foi nada fácil, como já era de prever, tendo em conta a qualidade dos "gregos" e o resultado da primeira mão. Foi mais um grande jogo entre estas duas equipas, que já nos habituaram a duelos fantásticos, sempre muito disputados e apesar disso correctíssimos. Desta vez, tendo em conta a situação complicada, optamos por abordar o jogo de forma diferente do habitual, pressionando alto o Gaiathynaikos desde o início da partida. Tudo se resolvia nesta partida e havia que não perder tempo. E pode-se dizer que a estratégia resultou plenamente. Na primeira parte, asfixiamos o adversário e criamos muitas oportunidades de golo, com os "gregos" a raramente conseguirem jogadas de contra-ataque. É verdade que o nosso primeiro golo - a meia da primeira parte - foi feliz, resultante de um ressalto após boa defesa do Carlos, que mais uma vez esteve em grande nível na baliza. Mas foi um golo justo, a que se seguiu outro ainda antes do intervalo, que nos deu ainda mais confiança, apesar de não mudarmos a tática, sempre em cima do adversário na posse de bola. Na segunda parte, os "gregos" reagiram bem, e o jogo foi disputado taco-a-taco, apesar de continuarmos a ter mais chances de golo, na sequência de jogadas rápidas e bem desenhadas, agora com mais espaço no meio campo contrário. Assim chegamos ao 3-0, os de Gaia ainda reduziram para 1-3, mas na hora da verdade voltamos a gerir bem o jogo, perante o guarda-redes avançado dos "gregos", matando o jogo e a eliminatória com o 4-1. Desta forma demos a volta a uma eliminatória que chegou a parecer perdida, quando no início da segunda parte da primeira mão o Gaiathynaikos fez o 3-0. A recuperação começou ainda em S. Mamede, quando conseguimos ser pacientes e jogando com inteligência chegamos ao 2-3. Na altura falamos no balneário no final do jogo e concluímos que o importante fora manter a eliminatória em aberto para o segundo jogo. E assim foi, conseguindo no conjunto dos dois encontros recuperar de 0-3 para 6-4! Algo de notável perante uma equipa bem organizada, que defende muito bem e tem um contra-ataque muito perigoso. Agora, venha o Enois05 para mais uma eliminatória da Taça da ML que se prevê muito equilibrada. Jogos destes dão ainda mais gozo disputar, pela adrenalina permanente que se vive.

 

32– Inter Amarantus V. 4-2  A 27 Jan. 09

AS, HV, ZM, JN, TZ(1), MM, NP, SM(2), PV(1)

Foi mais um belo jogo treino com esta equipa, estivemos um bocado "presos" nos movimentos, mas lá conseguimos uma vitória tranquila para preparar o decisivo jogo da 2ª mão da Taça.

 

31– Gaiathynaicos D. 2-3  Taça MiniLiga 20 Jan. 09

AS, HV, ZM, JN(1), TZ, MM, NP, NM(1), PV

Foi realmente um excelente jogo, este da primeira mão da Taça da Mini Liga. Como sempre acontece entre estas duas equipas, muita animação, bom futsal e enorme correcção. Já estávamos avisados do perigo do contra-ataque dos "gregos" depois da nossa vitória por 1-0 na última jornada da primeira fase do campeonato. E sabíamos que sofrer um golo primeiro com esta equipa pode transofrmar-se num problema muito sério. E foi o que aconteceu. Até começamos o jogo bem, a dominar e a ter boas oportunidades de golo, quase sempre negadas por um Carlos em noite de gala. Mesmo com os pontos no queixo o homem defendia tudo e mais alguma coisa e numa saída rápida os de Gaia adiantaram-se no marcador, após um remate ao poste e um ressalto. A história da primeira parte acabou por ser esta: nós a atacarmos, nem sempre com lucidez, o Gaiathynaikos a defender bem, com consistência, impedindo o empate e conseguindo mesmo novo golo (2-0) após outra confusão na nossa área. A sorte do jogo também não queria nada connosco... A coisa estava muito preta ao intervalo e aina havia de ficar pior quando os "gregos" voltaram a marcar no início da segunda parte, graças a mais um contragolpe, num altura em que nós jogávamos demasiado tensos e ansiosos. Tendo em conta que esta eliminatória se joga a duas mãos, 3-0 era já uma diferença demasiado pesada, pelo que tivemos que arriscar mais um pouco, sem perder completamente a noção do equilibrio defensivo (a goleada estava á vista e seria definitiva em termos de eliminatória...). E foi com esta preocupação e atitude de risco calculado que entramos no nosso melhor período, os últimos dez minutos em que nos concentramos em jogar mais rápido, como mais pressão e velocidade na circulação da bola e das desmarcações. E os resultados apareceram, com dois bons golos que diminuiram o fosso no marcador e deixam tudo em aberto para a segunda...parte, deste jogo especial de 80 minutos. Realçar finalmente, que há jogos assim, em que coisas não engatam e demoram a passar a correr bem, não chegamos a tempo para a recuperação, mas que fica marcado pelo nosso último golo, encima do fim do jogo, o que até pode vir a ser decisivo, "uma verdadeira obra de arte" pela forma de simulação e finalização do Nuno Mota, mas também pela circulação de bola que o antecedeu.   

 

30– Futsal Amador de Canelas  V. 5-2  A 13 Jan. 09

HV, ZM, JN(1), TZ(1), MM, NP(1), NM, PV(2)

Este foi um jogo amigável excelentemente disputado com uma equipa estreante, o Futsal Amador de Canelas, que é uma óptima aquisição para o mundo FFA!
Desde logo se percebeu que o FAC tem uma boa equipa, com bons valores individuais e entendimento colectivo. Por isso mesmo sucederam-se as boas jogadas de parte a parte, com animado ritmo de jogo. Apesar desse equilíbrio o encontro foi sempre muito correcto e bem passado, daqueles que dão gosto jogar. Fizemos um bom jogo, concentrados desde o início e estivemos sempre na liderança do marcador, após o CAF ter chegado ao 1-1, mas o adversário nunca desistiu de lutar pelo resultado até ao fim. 

 

29– Gaiathynaicos V. 1-0  Mini Liga 6 Jan. 09

AS, HV, ZM, TZ, MM, NP, SM(1), NM , PV

Numa noite fria, mesmo muito fria, se calhar também por isso, defrontaram-se duas equipas muito "frias" e calculistas, jogo muito táctico em que todos, de ambas as partes, aparentavam saber o que tinham a fazer e apresentaram um enorme empenhamento, resultado um jogo suportado numa defesa sólida, com transições pausadas e sem grandes erros de parte a parte. Quando assim é, o resultado ficou reflexo disso mesmo, um equilibrado 1-0. No entanto, considero que a vitória do Portus87 foi justa, creio que atacamos mais e tivemos mais oportunidades. Quanto ao resto, o já esperado, muita correcção, muito poucas faltas, pouca conversa e muito jogo, é o que todos queremos e vamos ter a oportunidade, o privilégio, de repetir mais 2 vezes este mês para a Taça.

 

28– Atlético de Gaia V. 10-8  A Oporto Indoor 2 Jan. 09

AS, HV, ZM(2), JN, TZ, NP(1), SM, PV(5)

Foi um jogo animadissimo este entre Atlético de Gaia e Portus87, num recinto com (pequenas) dimensões e um piso aos quadrados ROXO! Uma baixa de vulto, João não pôde jogar (e mesmo assim organizou, como é hábito, o jogo!) - uma pancada no joelho no jogo de terça feira passada deixou-o a fazer de mister, por ausência do nosso treinador, Orlando. E foi pena porque jogos destes valem mesmo a pena tal o equilíbrio e o ritmo alucinante. Um verdadeiro jogo de bola!Defrontamos uma equipa muito jovem, com enorme potencial, servida por jogadores de grande talento e com muito fio de jogo. E como o recinto de jogo era pequeno tornou-se um jogo de bola cá bola lá e dezenas de oportunidades de golo nas duas balizas, muitos remates aos postes (mais do A. Gaia) e grandes defesas dos guarda-redes (o nosso Abel esteve novamente em grande). A vitória podia ter caído para qualquer equipa, no entanto nunca estivemos a perder!, num jogo que teve 65 minutos (!!!), permitindo um treino físico excelente. Estivemos a ganhar 3-0, permitimos a recuperação (3-3), depois chegamos ao 6-3, voltou o A. Gaia a reagir (6-6), com os últimos minutos a serem de cortar a respiração, sempre com os jovens de Gaia a recuperarem de desvantagens de um golo. Finalmente, num assomo de garra  e vontade  (de quem poderia ser?, estando o João a mister, teve de ser o Zé a resolver!), lá conquistamos dois golos de vantagem, assegurando uma boa vitória para abrir 2009. 

 

27– S. Caetano V. 4-3  A S. Mamede 30 Dez. 08

AS, HV, ZM, JN, MM, NP, NM(2), SM, PV(2)

Belo jogo para terminar o ano de 2008, foi uma partida muito animada, disputada com todo o empenho pelas duas equipas, mas sem qualquer tipo de problema. Voltamos a realizar uma exibição consistente mas sem brilhantismo, perante uma equipa que cada vez joga mais a bola, num processo conrínuo de crescimento que se saúda. Além disso, o S. Caetano tem bons valores individuais o que proporcionou um jogo com bonitos lances, bons golos e grandes defesas de dois guarda-redes inspirados. Assim termina, muito bem, um excelente ano do Portus87. Que 2009 seja pelo menos tão bom ou se possível ainda melhor do que 2008 é o nosso desejo.

 

26– Show Team V. 4-3  A. 23 Dez. 08

AS, HV(1), ZM, JN, MM, SM, PV(3)

Este foi um jogo bem passado, sem grande pressão, com bons momentos de futsal, enfim, o pessoal a divertir-se a fazer aquilo de que tanto gosta. Não foi dos jogos mais inspirados que fizemos nesta bela primeira parte da temporada, mas fomos sempre bastante consistentes, falhando no entanto muitas vezes frente ao guarda-redes adversário, que esteve bem, tal como o nosso, aliás. Gostei da qualidade do jogo ofensivo do Show Team que não parecia nada ter tão poucos jogos realizados, com bons jogadores em termos técnicos e sem individualismos. Uma equipa a acompanhar. Finalmente, destaque para a presença do nosso Vitor Ginja neste jogo. A passar as férias de Natal no Porto, ele que vive agora na República Checa, não podia deixar de dar uma perninha e participar na grandiosa CEIA DE NATAL, no sítio do costume, que se seguiu, com muita animação e música! 


25– Amigos FC V. 6-4  Mini Liga 16 Dez. 08

AS, HV, ZM, JN(1), TZ, MM, NP, NM(2), Vieira(2), auto(1)

Foi mesmo uma jogatana das antigas (no bom sentido, claro), a que teve ontem lugar em São Mamede. Muita emoção, muito equilíbrio, muitos golos, muita adrenalina. Tudo condimentos daqueles jogos que mais gozo dão disputar...e neste caso, ganhar. Conseguimos bater uma equipa dos Amigos que já sabíamos estar em grande forma, e que contava por vitórias todos os jogos disputados na Mini Liga 2008/09, e mantivemos assim a liderança da classificação. Mas foi preciso lutar muito para garantir esta vitória. Com inteligência na primeira parte, em que soubemos apanhar os Amigos no contra-ataque depois de marcarmos o importante primeiro golo. Com alma e coração na segunda, numa altura em que perdemos o controlo do encontro, também muito por mérito do adversário, que tem realmente muitas e boas soluções individuais.
Depois de chegarmos com 2-0 ao intervalo, e tendo ainda desperdiçado grandes hipóteses de alargar o marcador, foi dificil reagir a um início de segunda parte em que os Amigos rapidamente fizeram o empate (2-2). Aí sim foi necessário reagrupar, cerrar fileiras e voltar a ser uma verdadeira equipa. E fomos, mais uma vez. Chegamos ao 4-2 e parecia que o jogo podia estar decidido. Mas mais uma vez os Amigos responderam com vontade e tivemos que andar sempre nos limites para assegurar o triunfo: por duas vezes o marcador registou diferenças de apenas um golo (4-3 e 5-4), até que na última jogada do encontro, fizemos o 6-4. Ufa! Enfim, mais um grande jogo nesta super MINI LIGA 08/09, que promete mesmo muito, designadamente na GOLD, com muitas equipas extremamente fortes.

 

24– Enois05 V. 6-1  Mini Liga 9 Dez. 08

AS, HV(1), ZM, JN(1), TZ(1), MM, NP(2), Vieira(1)

Mais um jogo muito bem passado na Mini Liga 2008/09, em São Mamede, na recepção aos nossos amigos do Enois05, uma equipa com quem é sempre um prazer jogar, tal a excelente atitude, de jogo pelo jogo, que sempre demonstram.
Voltamos a lidar bem com as ausências por lesão dos nossos "manos Laudrup"  , Sebas e Nuno Mota, jogando de forma muito concentrada e inteligente, sabendo gerir muito bem as peripécias do encontro. Depois de uma entrada de estudo mútuo, marcamos primeiro, mas o Enois reagiu bem e conseguiu de imediato o empate. Foi nessa altura que o jogo teve o seu período crucial, com boas jogadas de parte, mas tivemos então o descernimento necessário para escolher as melhores formas de atacar sem dar demasiado espaço ao adversário. Essa maior pressão defensiva acabou por dar os seus frutos. E que frutos: 3 golos de rajada no terceiro quarto da primeira parte e que praticamente decidiram o jogo (4-1). Realce para a beleza desses três golos, principalmente o terceiro, da autoria do Tozé, um estouro de fora da ára que entrou como uma flecha no ângulo esquerdo da baliza do Enois. Na segunda parte, houve que gerir a vantagem, até porque o Enois continuou aguerrido e a fazer boas jogadas de entendimento, e conseguimos ainda mais dois golos (entre vários falhados) que fecharam o jogo com 6-1 no marcador. Destaque finalmente para o nosso Manel ter sido eleito o "homem do jogo".

 

23– Juventude Unida V. 4-0  Tor. Natal S. Mamede, 6 Dez. 08

AS, HV, ZM, JN, TZ, MM, NP, SM(3), Vieira(1)

Após a vitória dos Piões sobre o FLX, estávamos obrigados a não perder com a Juve para assegurar o triunfo no torneio, bastando-nos o empate. Mas depois de tanto esforço, não queríamos passar por sustos de espécie alguma. Por isso mesmo, voltamos a estar hiper concentrados, procurando marcar cedo para depois gerir o encontro, sempre com base numa defesa muito coreácia, até porque a Juventude nunca atirou a toalha ao chão. E foi o que aconteceu, permitindo-nos uma vitoria folgada e chegar ao final do torneio sem sofrer qualquer golo, algo que merece um registo muito especial. Penso que fomos os justos vencedores do Torneio, que acima de tudo foi mais uma vez um excelente convívio entre equipas que já se conhecem há muito e já viveram muitos dias destes juntas.
Foi pena aquela situação desagradável no jogo Piões-FLX, mas mesmo isso constituiu um caso totalmente isolado, com os resto dos intervinientes a procurarem imediatamente contribuir para que nada de mais grave se passasse. Temos é que tudo fazer para que não se repitam cenas destas, porque estes dias são demasiado fantásticos para serem postos em causa... Depois dos jogos, como já é tradição, fomos todos comer e beber (muito e bem) para o Cantinho, numa animada festa que durou das 20.15 até depois da 1 da manhã.

 

22– Piões de Talaíde V. 2-0  Tor. Natal S. Mamede, 6 Dez. 08

AS, HV, ZM, JN, TZ, MM, NP(1), SM(1), Vieira

Sabíamos bem que uma vitória neste jogo seria quase decisiva para a conquista do torneio. Entramos mais uma vez muito concentrados, rigorosos e aguerridos a defender, sempre com a preocupação de garantir a dobra às investidas do "inimigo público número 1", Fábio. E conseguimos um sucesso quase absoluto neste objectivo, saindo ainda muito bem e rápido para o ataque. Surpreendemos os Piões várias vezes e em duas delas marcamos os golos que depois defendemos com unhas e dentes, mesmo contra o sistema de GR avançado, numa altura em que os Piões davam tudo por tudo, nunca desistindo de tantar chegar ao golo.

 

21– FLX V. 1-0  Tor. Natal S. Mamede, 6 Dez. 08

AS, HV, ZM, JN, TZ, MM, NP(1), SM, Vieira

Se calhar foi neste jogo que ganhamos o torneio, tal o equilibrio registado e porque todos sabemos da importância do primeiro jogo de um torneio deste tipo. Foi realmente uma partida muito bem disputada e emotiva, que podia ter caído para qualquer dos lados, com o FLX a realizar também uma óptima exibição. No entanto, fomos mais persistentes e mesmo perante a exibição fantástica do André Vitória, na baliza do FLX, lá conseguimos marcar já perto do fim, após uma triangulação quase perfeita.

 

20– Inter Coimbrões D. 3-5  Mini Liga S. Mamede, 2 Dez. 08

AS, HV, ZM, JN, TZ, MM, NP(2), Vieira(1)

...Fomos surpreendidos, um pouco antes do jogo, com a impossibilidade do Nuno Mota jogar, creio que isso teve alguma influência...(isto apesar do importante regresso do Cap. João)  Sofremos a primeira derrota na Mini Liga desta temporada e de uma forma justa, já que o Inter de Coimbrões foi mais forte e mereceu a vitória. Infelizmente, voltamos a entrar mal no jogo - depois de termos realizado vários encontros em que isso não vinha a acontecer - e de repente estávamos a perder por 2-0. Ora isso intranquilizou muito a equipa e ainda por cima o Inter sabe gerir muito bem as vantagens no marcador, circulando muito bem a bola e realizando contra-ataques perigosos.
Mas curiosamente seria nos lances de bola parada que perderíamos este jogo - 4 dos 5 golos sofridos - tal como já acontecera no jogo decisivo da época passada. Faltas de concentração imperdoáveis, que tornam quase inútil todo o esforço que a equipa tem que fazer para andar sempre atrás do prejuízo (a primeira parte terminou com 1-4). Sendo que, claro, força de vontade nunca nos falta para tentar dar a volta ao resultado. Na segunda parte, com marcação mais alta tentamos tudo, até conseguimos um parcial positivo (2-1), mas ontem não foi mesmo possível fazer melhor e quando é assim só há que dar os parabéns ao adversário.

 

19– Reforços de Inverno V. 12-1  Mini Liga S. Mamede, 26 Nov. 08

AS, HV, ZM, TZ(2), MM(1), NP(1), NM(3), Vieira(3), auto(2)

...E a derrota do dia anterior afinal serviu para alguma coisa... apesar de alguns tremeliques de entrada (1-1), fizemos uma exibição conseguida, em que mantivemos uma lata intensidade até ao final do jogo que levou ao grande desnivel no marcador. Teve de haver ainda algum autocontrolo na gestão do jogo (assinala-se a lesão do Nuno Mota)

 

18– ACC D. 6-8  A S. Mamede, 25 Nov. 08

HV, ZM, TZ, MM(2), NP, NM(2), Vieira(2)

Para variar (até porque é a 1ª derrota da época e já vamos no final de Novembro, notável!!!) e porque estamos de acordo, vamos reprozudir a descrição ao jogo feita pelos nossos adversários:" Foi um grande jogo de futsal, teve muitos golos, jogadas de belo efeito e muito fair play!!! Entramos bem no jogo e criamos logo algumas oportunidades de golo mas ora por mérito do Gr do Portus ou por demérito nosso não conseguimos marcar. A equipa do Portus praticamente na primeira vez que foi à nossa baliza fez o 1-0...apostando em transições rápidas e bastante objectivas (uma constante durante todo o jogo) chegaram ao 2-0. Nós continuamos apostar na troca de bola mas agora com mais velocidade e conseguimos dar a volta ao resultado estando então a vencer por 2-3. O Portus reagiu e empatou o jogo...alguma apatia defensiva e falhas na marcação deram ao Portus a oportunidade de se colocarem novamente na frente do marcador e eles com todo o merito chegaram ao 5-3.
Fizemos algumas alterações e conseguimos reduzir pra 5-4 mas o Portus voltou a marcar 6-4. Nós não baixamos os braços e acreditamos sempre que podiamos vencer o jogo....faltavam então +- 10 minutos pra acabar o jogo...e que grandes 10 minutos nós fizemos.....pressão alta, velocidade, excelente troca de bola e acima de tudo a ATITUDE demonstrada valeram-nos 4 golos e a vitoria neste amigável. Não podia deixar de falar na excelente equipa do Portus que tudo fez pra ganhar este jogo tornando assim ainda mais saborosa esta nossa vitória!"

De facto, a equipa ACC mereceu a vitória, especialmente por esses últimos 10 min tremendos, em intensidade fisica, enorme empenhamento e principalmente por acreditar até ao fim. Foi  um óptimo jogo, com muita qualidade, emoção e constantes alterações de resultado com grandes golos, dentro da correcção necessária para toda a gente sair satisfeita (bem, uns mais que outros...)

 

17– Juventude Unida V. 9-1  Mini Liga S. Mamede, 20 Nov. 08

AS, HV(2), ZM, TZ(1), MM(1), NP, NM(3), SM(1), Vieira(1)

Mais um Juventude-Portus em Leça da Palmeira a contar para a Mini Liga. Mais uns bons momentos a jogar a bola, com correcção, entre duas equipas que há muito se conhecem. Com o Cap. João a recuperar de uma lesão no tornozelo, numa ausência rara (foi apenas o terceiro jogo em três anos e tal de Mini Liga em que não alinhou). Apesar disso, fizemos uma excelente exibição, como tem sido hábito nesta temporada. Para isso ajuda termos todos os elementos do Portus em grande forma, com enorme alegria de jogar juntos, muita rotação de todos os jogadores, belas jogadas de entendimento, com velocidade e boas conclusões. Começamos com ritmo elevado e a criar situações de perigo, marcando dois golos entre os 5 e os 10 minutos de jogo. Depois a Juventude reduziu, numa boa reacção, mas o nosso terceiro golo (3-1), pouco antes do intervalo, deu-nos tranquilidade para a segunda parte. E logo nos primeiros minutos deste segundo período fomos letais, marcando por duas vezes, "matando" assim o jogo, que fomos depois controlando apesar de mantermos a fome de golos, até chegarmos aos 9-1 finais. Isto sem que o jogo perdesse animação, porque como é habitual a Juventude Unida não é equipa para desistir do jogo, mantendo sempre a capacidade de luta. Foi também o jogo dos 100: 100º Golo do Helder em 8 épocas (com contabilidade organizada) 100º Golo da época (do Tozé) e último do jogo.

 

16– InterAmarantus E. 2-2  A S. Mamede, 18 Nov. 08

AS, HV, ZM, TZ, MM, NP, NM(1), SM(1),Vieira

Há dias assim: no inicio não havia bola, havia quem não tivesse calções... entramos a diesel, e dessa velocidade não saímos, apesar do normal empenhamento de todos em mudar a situação, até porque começamos a perder, de penalty, e até conseguimos dar a volta ao resultado, desperdiçamos oportunidades e acabamos por consentir já no fim o empate

 

15– K.I.M. V. 6-1  A S. Mamede, 11 Nov. 08

AS, HV(2), ZM, TZ, MM(2), NP, Vieira(2)

Bom jogo treino, que serviu para rapidamente ultrapassar alguma mazela que o jogo anterior tenha deixado, e efectivamente houve elementos que aproveitaram para arrancar uma excelente exibição, desde logo o Zé, na distribuição do jogo, e o Manel e o Helder, para além dos golos que marcaram, na excelente circulação de bola - confirmou-se a excelente opção, dos orgãos sociais e equipa técnica, na marcação deste treino 

 

14– GaiaUnited E. 4-4  Mini Liga S. Mamede, 10 Nov. 08

AS, HV, ZM, JN(1), TZ, MM(1),NM(1) SM, Vieira(1)

Realmente os jogos entre o Gaia United e o Portus têm sempre esta característica especial de emotividade porque são duas equipas que nunca desistem de lutar pelo resultado, mesmo quando as coisas parecem estar a pender fortemente para o outro lado. No ano passado, fomos nós que demos a volta em dois jogos, depois do Gaia começar melhor. No jogo de ontem, foi ao contrário. Posso dizer que fizemos ontem uma das melhores primeiras partes de que me lembro: futebol ao primeiro toque, jogadas bem delineadas, remates com grande inspiração, tudo isto complementado com uma segurança defensiva notável. Chegamos ao intervalo a vencer por 2-0 e ainda revelamos alguma falta de eficácia em certos lances. Isto enquanto o Gaia United apenas teve o tal lance com que se iniciou o jogo. Mas na segunda parte tudo mudou. E isso aconteceu porque do outro lado estava uma equipa de grande espírito de luta e com muita determinação, servida ainda por bons executantes - referência especial para os excelentes reforços desta época. Sabíamos que um golo sofrido no início da segunda parte podia ser perigoso dadas as características do Gaia United e foi o que aconteceu. E o mais grave para nós é que permitimos que a história se repetisse quando conseguimos, contra a corrente do jogo, fazer o 3-1. E parece-me que este segundo golo do Gaia United acabou por ser ainda mais empolgante para a equipa do que o primeiro, levando o jogo para níveis de emoção e competitividade altíssimos.
E na verdade, o último quarto da partida foi muito bem disputado, às vezes mais com o coração do que com a cabeça, com as oportunidades a surgirem nas duas balizas, mas com o Gaia mais eficaz, empurrado pelo efeito moralizador da recuperação que conseguira. E assim deram a volta completa ao marcador. Deixamo-nos enrredar não só no jogo do adversário, mas também não conseguimos reagir, em tempo, em algumas decisões erradas, na nossa opinião, do árbitro, em particular no 4º golo do GU, em que uma falta (empurrão) debeixo do nariz do árbitro, permitiu que o GU se apoderasse da gola e rapidamente tenha feito golo para espanto geral. Mas o Portus87 também não é de desistir e num assomo final de forças e vontade lá chegamos ao empate, e claro por quem poderia ser, o nosso Cap. nestes momentos, mesmo limitado, costuma aparecer e empurrar a equipa, quando ele próprio não resolve, como foi este o caso. No entanto, tendo em conta o desenrolar do encontro o resultado até pode ser considerado justo, pela nossa (in) capacidade de gerir na 2ª parte, numa partida em geral correcta, apesar de muito emotiva.

 

13– CFC V. 4-1  Mini Liga S. Mamede, 28 Out. 08

AS, HV, ZM, JN, TZ, MM, NM(1), NP, Vieira(3)

Ainda bem que há tradições que se mantêm: os jogos Portus-CFC costumam ser bem disputados, emotivos e com enorme correcção e desportivismo. Por isso são um dos clássicos do FFA. E ontem voltamos a ter felizmente estas características reunidas. Igualmente importante para nós, Portus87, foi termos sido capazes de manter neste jogo o caminho das boas exibições e resultados que têm marcado este início de temporada, demonstrando uma enorme alegria de jogar. Ao contrário do que foi habitual na época passada, temos entrado bem nos jogos - e ontem isso repetiu-se, com a equipa a entrar a jogar ao ataque, criando as primeiras oportunidades, bem defendidas pelo Teixeira (bom regresso à Mini Liga, agora no CFC). Graças a esta atitude ofensiva e a algumas jogadas de entendimento, chegamos ao golo relativamente cedo o que deu tranquilidade à equipa e no permitiu ser um pouco mais expectantes, dando mais iniciativa ao CFC e apostando no contra-ataque. O CFC não se fez rogado, reagindo ao golo com energia e criando os primeiros problemas ao Abel (em grande forma). Mas seríamos nós a fazer o 2-0, reforçando a confiança. A segunda parte foi um pouco diferente, já que o CFC pressionou bastante mais alto e criou-nos muitas dificuldades logo desde início, apesar de termos tido ocasiões para quase matar o jogo. Para esse crescimento do CFC contribuiu ainda o golo por eles obtido, que deu ânimo à equipa e nos colocou em respeito. Mas depois de sabermos sofrer durante uns minutos - com o nosso comportamento defensivo a ser irrepreensível (destaque para o facto de apenas termos feito 1 falta em todo o jogo!)- acabaríamos por matar o jogo com dois golos de grande qualidade, em que a bola foi trocada rapidamente, até parar no fundo das redes do Kako (que no início da segunda parte fora decisivo ao impedir o 3-0 em diversas ocasiões...). Destaque ainda para os "3" do Vieira. Conseguimos assim uma vitória muito importante - por ter sido perante o CFC, mas também porque nos conduziu à liderança da Mini Liga.

 

12– RD Congo V. 5-0  Mini Liga S. Mamede, 28 Out. 08

AS, HV, ZM, JN (1), TZ, MM, NM(1), NP(1), Vieira(2)

Fizemos uma bela jogatana frente ao RD CONGO. Foi daqueles jogos em que sentimos que estamos fortes e capazes de vencer qualquer equipa (dentro dos limites do razoável, claro). Muito seguros e tranquilos a defender, realizando uma boa circulação de bola e combinações rápidas inspiradas envolvendo todo o colectivo, desde cedo conseguimos impor o nosso jogo, na procura de ganhar vantagem no marcador. O Helder ainda adiou um pouco o primeiro golo, mas depois de o obtermos (um belo golo... numa recarga de calcanhar a uma defesa do GR a também um toque de calcanhar do capitão - um belo momento sem dúvida!), pudemos então adoptar uma postura mais expectante e gerir a reacção de um adversário que sabemos ser capaz de praticar bom futsal, sempre com o perigoso Fraga como referência ofensiva. Marcar primeiro era fulcral e não quisemos estragar essa vantagem, pelo que fomos cautelosos, atacando pela certa, mas muito bem. Entretanto, o Mister Orlando ia rodando o plantel com equilíbrio e foi assim que acabamos por conseguir aumentar o resultado até números que nos deixam orgulhosos, porque realmente não é todos os dias que se vence uma equipa da qualidade do Congo por 5-0. Falta apenas referir que foi um jogo correctíssimo e que é sempre um prazer disputar partidas assim, como alías costuma acontecer com o Congo.

 

 

11– Inter Amarantus V. 6-1  A S. Mamede, 21 Out. 08

AS, HV, TZ, MM(1), NM(1), NP(1), SM(1), Vieira(2)

Bom jogo treino, em que os "velhos", e aima por cima também os fixos, estiveram ausentes, pelo menos totalmente na 1ª parte, sem João e Zé, em gestão de esforço e recuperação de mazelas e com o Tó Zé a chagar só para a 2ª parte, os "atacantes" portaram-se à altura, também da defesa, e arrancaram uma boa exibição contra uma equipa com muita técnica mas que não conseguia suster os nossos ataques e o resultado acabou por se avolumar.

 

10– InterDesportivo V. 9-0  MiniLiga Boa Nova, 16 Out. 08

HV, ZM(1), JN(1), TZ, MM, NM(3), NP(1), SM(1), Vieira(2)

É caso para dizer que não podíamos ter celebrado melhor o nosso 21º aniversário em termos competitivos do que com esta grande exibição e resultado (9-0) em Leça, perante o InterDesportivo. Neste jogo fomos claramente superiores e o resultado mostrou isso mesmo, com a equipa a entrar logo bem no jogo, marcando cedo, jogando com tranquilidade e mostrando um futsal rápido e incisivo. Desta forma, os golos foram-se acumulando e ainda enviamos um total de 5 bolas aos postes, o que demonstra o tipo de noite em que a equipa se encontrava. O InterDesportivo teve a suas oportunidades de golo, não muitas, mas nesses momentos apareceu o guarda-redes Helder em excelente plano. Ao intervalo vencíamos por 3-0, pelo que a segunda parte acabou por ser o período de maior eficácia da equipa, contando também claro com o adiantamento do Inter, em busca do golo. Uma palavra final, aquela que bem dispensava, mas que se impõe. Infelizmente, o jogo teve um momento mau, no lance que implicou a expulsão do nosso jogador Sebas, que tem a atenuante de ter respondido a uma agressão de um jogador do Inter - pena foi que os árbitros não tenham visto esta agressão, quando foram os próprios jogadores do Inter a admiti-la frontalmente. Lamenta-se este momento negativo, porque de resto o jogo foi muito correcto e sem qualquer outro problema.

 

9– KWW'78 V. 7-0  A, Boa Nova, 9 Out. 08

AS, ZM(1), HV, JN, TZ, MM(2), NM(2), NP, Vieira(2)

Grande Jogo, equipa quase complera (faltou apenas o Sebas). O Portus jogou com muito segurança e criatividade, mas pecou pelas muitas perdidas escandalosas na primeira parte, que terminou com um magro 1-0. Isto contra uma equipa com bons movimentos atacantes mas menos qualidade na defesa, excepto o seu GR que fez grande exibição, mas não evitou o alargar do resultado. Na segunda parte, acumularam-se os golos, derivados de bonitas jogadas e alguma falta de pernas do adversário. Depois deste jogo de enorme fair play, a noite acabou com a tradicional patuscada na D. Aida, onde o Orlando voltou a brilhar, uma vez que já no campo também tivera o dom de rodar bem a equipa, para alegria de todos. Bela Noite! 

 

8– AC Gaia V. 4-3  A S.Mamede, 7 Out. 08

AS, ZM, HV, JN, TZ, MM(1), NM(2), NP, Vieira(1)

Foi mais um óptimo jogo treino o que se realizou ontem entre PORTUS87 e AC GAIA, na estreia em jogos amigáveis FFA desta equipa. O jogo iniciou-se com cautelas de parte a parte, com alguma expectativa das duas equipas, que não são do género de atacar à maluca. Apesar disso, as oportunidades surgiam nas duas balizas, sendo desaproveitadas ou bem defendidas pelos dois guarda-redes.
Depois do 0-0 se aguentar por bastante tempo (mais de vinte minutos), acabou por aparecer o primeir golo para o AC Gaia, que a partir daqui ainda se fechou melhor na sua defesa, saindo depois em perigosos contra-ataques. E seria assim que se faria a história deste jogo: nós com mais posse de bola, atacando mais, o AC Gaia a utilizar a nossa tática habitual, com uma defesa bem organizada e muita aplicação dos seus jogadores. E a tática foi resultando, porque sempre que conseguíamos o empate (1-1, 2-2), os gaienses voltavam rapidamente a passar para a frente (2-1, 3-2), tornando a nossa missão muito complicada. Com o aproximar do final do jogo notou-se algum cansaço dos visitantes (talvez fruto do desgaste provocado pelo torneio do fim de semana) e nós, mais frescos, conseguimos então dar a volta ao resultado (de 2-3 para 4-3), através de 2 jogadas exemplares, com a bola a circular rapidamente, entre quase todos os elementos, e a só parar no fundo das redes do Paulo. Depois, foi gerir o resultado com muita posse de bola, perante uma equipa que nunca desistiu, bem à imagem do seu líder, o Nelo, sempre um lutador nato. Tudo isto num jogo muito bem disputado, sempre hipercorrecto, com a malta apenas interessada em jogar a bola. Como se quer.

 

7– J04 V. 4-3  Mini Liga S.Mamede, 30 Set. 08

AS, ZM, HV, JN, TZ(1), NM(1), SM, NP(1), Vieira(1)

Foi realmente um belo início da Mini Liga 08/09! Pessoal a divertir-se a jogar futsal, muita animação, equilíbrio constante, emoção a rodos, e correcção total. O que mais se pode pedir? Talvez uns apitos para os árbitros Na realidade para a função fazem muita falta, porque sem apitos o jogo pode transformar-se num caos. Mas nem assim isso aconteceu ontem, porque só havia vontade de jogar a bola e passar um bom bocado. Apesar de concordar totalmente com o Gonçalo quando diz que foi um grande jogo, tenho outra visão geral, bem diferente, sobre o mesmo. Sendo que é mais do que normal que duas pessoas vejam o mesmo jogo de forma diferente. Na minha opinião, o J04 só foi superior ao Portus nos primeiros 10 minutos de jogo, altura em que se colocou com muito mérito a ganhar por 2-0 (logo aos 3,4 minutos) e nos criou muitas dificuldades com um futsal rápido e objectivo. A partir daí, controlamos o resto do jogo, empurramos os J's para trás, construímos e desperdiçamos inúmeras oportunidades de golo, sempre perante uma excelente atitude do adversário, que lutou muito para defender a sua vantagem. Ao intervalo o marcador estava em 1-2 e entramos na 2ª parte com o 1-3 que podia ter abalado definitivamente a nossa equipa, principalmente porque já tínhamos feito o suficiente para chegar pelo menos ao empate, mas a bola parecia não querer entrar. Só que é nestes momentos que muitas vezes vem ao de cima a maturidade e a união entre os jogadores do Portus, permitindo reviravoltas fantásticas. Assim, assentamos mais o nosso jogo, pressionamos mais alto, fomos mais pacientes na circulação da bola, que apesar disso se tornou mais rápida, e instalamo-nos no meio campo do J04. E finalmente os resultados viram-se, com as bolas finalmente a entrarem na baliza contrária, passando de 1-3 para 4-3 em pouco minutos, ao mesmo tempo que a nossa defesa se impunha com autoridade às tentativas de um J04 que nunca desistiu, mostrando muita vontade e atitude, e demonstrando que não tem parado de evoluir como equipa.

 

6– Enois05 V. 5-0  A S.Mamede, 23 Set. 08

AS, JN, TZ, MM, NM(1), SM(1), Vieira(3)

Bom jogo treino, na ressaca de Madrid, em que parece que o nivel e a velocidade vieram mais elevados, o que permitiu uma boa circulação de bola e criação de boas oportunidades mantendo sempre a coesão defensiva - bom ensaio para o inicio da Mini Liga. 

 

 

5– ANEFS Madrid  V. 12-3  Torneio Triangular  Madrid, 20 Set. 08

HV, JN(4), TZ(2), ZM(2), NM(2),Vieira(2)

Quando seria de esperar que mais sentíssemos o cansaço foi quando melhor estivemos e mais jogamos. E que joga fizemos. Depois de descansar uma hora (o café solo deu uma ajuda a alguns), entramos no jogo decisivo (o ANEFS venceu o Maccabi, por 4-2), num ritmo trepidante e apesar do nosso adversário marcar primeiro não demos hipóteses, com muito futsal, velocidade e golos de belo efeito. Estávamos "on fire" e nada nos podia parar neste jogo. Só foi pena que já perto do final da partida, o nosso redes Helder tenha sofrido uma queda muito feita, sofrendo pancada na cabeça que obrigou ao seu transporte para o Hospital. Que susto! Felizmente, depois de todos os exames, teve alta e ainda foi a tempo da grande noite de MADRID! E que noite! Mas isso é outra história...

Nota final ainda para o 500º golo do capitão João obtido neste jogo, uma marca conseguida no período entre Setembro de 2001 e Setembro de 2008. Curiosamente o Portus87 esteve em Madrid em Setembro de 2001.

4– Maccabi Madrid  V. 9-5  Torneio Triangular  Madrid, 20 Set. 08

HV, JN(1), TZ(1), ZM, NM(3),Vieira(4)

Depois de mais de 5 horas de viagem, de uma agitada chegada a Madrid (fazer o check in no hostal foi uma aventura) e de um almoço bem frugal, não foi nada fácil entrar no primeiro jogo do torneio. Começamos a carburar a "carvão" e sofremos o primeiro golo. Depois, com algum esforço e mais paciência lá gerimos o encontro com esta experiente equipa de argentinos (mais uma estreia para nós), de forma bem sucedida, acabando com tranqulidade.

 

3– Figaros de Bonjoia  V. 5-1  A S.Mamede, 16 Set. 08

AS, JN, TZ, HV, NM(2), NP(1), Vieira(2)

Para nós, foi mais uma bela forma de prepararmos a deslocação a Madrid (no próximo fim de semana) e a entrada na nova edição da Mini Liga (já em finais de Setembro/ inicios de Outubro), desfrutando de mais uma hora de futsal bem disputado. Ao contrário do que é habitual, entramos dominadores e muito forte na partida, assumindo as despesas do jogo e realizando belas jogadas de entendimento em ataque organizado. Mas devido á exibição fantástica do guarda-redes dos Figaros e a alguma precipitação nossa o primeiro golo foi sendo adiado durante cerca de 20 minutos. Por seu lado, os Figaros mostravam ter uma equipa cheia de jogadores jovens e com muita habilidade, disputando sempre o jogo pelo jogo e conseguindo também boas iniciativas de ataque. Como resultado do nosso pressing conseguimos chegar finalmente ao golo e repetir o feito por três vezes em poucos minutos, assegurando a tranquilidade necessária para gerir o resto da partida com bastante inteligência. Isto apesar da boa reacção dos Figaros, sempre na procura do golo (que conseguiram, reduzindo para 5-1), e mostrando ser equipa com enorme potencial e grande futuro no FFA! Destaque final para a excelente exibição colectiva do Portus, e para a estreia inspirada de um elemento que está em processo de integração na equipa, o Vieira.

 


2– GDCR Campequeno E. 2-2  A S.Mamede, 9 Set. 08

AS, ZM, JN(1), TZ, HV, SM, NM(1)

Foi mesmo um jogaço o de ontem à noite, entre Portus e Campequeno.
Ainda para mais tendo em conta que estamos mesmo no início da temporada.
Mas as duas equipas estavam com muita fome de bola, têm já a sua identidade bem definida em termos de estilo de jogo e daí resultou uma partida muito animada, disputada ao centímetro e ainda para mais muito correcta. Tal como já antecipava, o Campequeno mostrou grande rotação, fio de jogo e qualidade dos seus jogadores. Uma equipa de topo do FFA, que dá prazer ver jogar e defrontar.
Perante o maior domínio territorial do adversário, nós usamos as nossas armas: uma defesa consistente e um contra-ataque rápido. Nos primeiros vinte minutos foi assim, toada e resposta e nenhum golo, graças também às exibições portentosas dos dois guarda redes e a alguma ineficácia dos rematadores.
Depois, o Campequeno adiantou-se no marcador e tivemos que ir atrás do empate, o que conseguimos por duas vezes (1-1 e 2-2), no segundo caso já perto do final do encontro (talvez a 5 minutos do fim). Registe-se que nesses 5 minutos finais voltaram a registar-se várias situações de golo nas duas balizas, até porque entretanto o cansaço começou a fazer os seus efeitos. Enfim, um grandessíssimo jogo, a repetir um dias destes!

 


1– GD Sol Nascente V. 10-2  A S.Mamede, 2 Set. 08

AS, ZM(2), JN(3), TZ, HV(1), NP(2), SM(3)

É fantástico este prazer renovado de jogar a bola, e cada início de temporada é uma espécie de renascimento - só o facto de voltar a encontrar o pessoal da equipa já é um espectáculo, quanto mais voltarmos a jogar juntos. E isso notou-se no jogo, com uma grande alegria visível dentro do campo, boas combinações, belos golos, apesar do GDSN até ter começado melhor, curiosamente... Assim, perante uma equipa que tem óptimos valores individuais, o nosso colectivo foi fazendo a diferença e o resultado foi-se avolumando, até aos 11-3 final, com o contra ataque a fazer estragos. Claro que a capacidade física não é a melhor, e ainda custa fazer algumas recuperações defensivas, mas o balanço deste jogo é francamente positivo, em todos os aspectos.